- A Fisher tem como missão produzir e comercializar produtos de peixe com elevado padrão de qualidade, de maneira rentável e segura, com responsabilidade social e ambiental gerando desenvolvimento nos mercados onde atua. A Fisher acredita que o caminho para atingir sua missão é através da profissionalização da gestão da piscicultura e do desenvolvimento tecnológico. Por este motivo a empresa já nasceu de maneira organizada e investindo em inovação
- A Fisher é parte do portfolio da Aqua Spark – Fundo de investimento focado em aquacultura sustentável ao redor do mundo VISITE O SITE
Histórico
2011 . Fundação
A Fisher Piscicultura SA foi criada em agosto de 2011 com foco na realização de investimentos em piscicultura, tendo em vista a experiência dos membros da equipe tanto na concepção, implantação e operação de Unidade Integrada de Produção, quanto em técnicas de administração e gestão de projetos.
2012 . Projeto do TRGV – Tanque Rede de Grande Volume
No segundo semestre de 2012, a Fisher iniciou os estudos para desenvolvimento do projeto do TRGV – Tanque Rede de Grande Volume, visando o ganho de escala na atividade de piscicultura e a correção das deficiências dos equipamentos importados para a realidade brasileira.
O TRGV, inovação criada pela Fisher, teve seu projeto básico finalizado em abril 2013 e o pedido de patente foi protocolado em julho 2013 sob o número BR 10 2013 018094.
Em outubro de 2013, o projeto executivo foi finalizado e em dezembro iniciou-se a construção do protótipo, finalizada em julho de 2014. Todo o desenvolvimento de P, D & I relativo ao TRGV foi custeado com recursos próprios.
2013 . Fisher Piscicultura Água Vermelha
A Fisher Piscicultura Água Vermelha SA foi criada em abril de 2013 como subsidiária da Fisher Piscicultura.
Em novembro de 2011 foi escolhido o local de implantação do projeto Água Vermelha e negociada a aquisição do terreno em Riolândia-SP.
Em janeiro de 2012 foi protocolado junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) o pedido de cessão de área aquícola.
O contrato de cessão, que outorga o direito de uso da área de 10 ha no reservatório de Água Vermelha para a Fisher, durante um período de 20 anos, foi assinado em julho de 2014.
2014 . Parceria com pesquisadores da APTA e Instituto de Pesca
Em fevereiro a Fisher, em parceria com equipe de pesquisadores da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) e Instituto de Pesca de São José do Rio Preto, submeteu projeto de pesquisa do TRGV ao programa Pesquisa Inovativa na Pequena Empresa (PIPE) da FAPESP. O projeto de pesquisa foi aprovado pela FAPESP e o termo de outorga foi assinado em agosto. Entre agosto e dezembro foram realizados os testes operacionais do TRGV.
2015 . Construção dos TRGV’s 2 e 3 e Pacote Tecnológico de Produção
Em fevereiro foi finalizada a construção dos TRGV’s 2 e 3 e o relatório PIPE FAPESP dos testes operacionais com o TRGV foi emitido em outubro.
Em novembro a Fisher firmou parceria com profissional e equipe da UNESP – Universidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Campus de Botucatu, para implementar a automação do manejo alimentar na engorda de tilápia e consolidação do Pacote Tecnológico de Produção com o Tanque Rede de Grande Volume (TRGV) Fisher.
Em dezembro foi iniciada a engorda de 50 mil juvenis de tilápia com alimentação automática.
2016 . Engorda de 50 mil juvenis de tilápia
Em janeiro foi aprovado o Relatório Científico PIPE FAPESP – Fase 1.
Em junho foi concluído o processo de engorda com alimentação automática e iniciada a venda da produção.
2017 . Projeto de pesquisa com apoio e parceria da FAPESP / PIPE II
A Fisher, com aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP/PIPE II), iniciou no mês de abril o Projeto de Pesquisa “Implantação de um sistema de criação de tilápias, em três densidades de estocagem, utilizando tanques-rede de grande volume articulados com dispensador de ração automatizado”.
O objetivo deste projeto é testar o manejo criatório de tilápia em sete tanques-rede de grande volume (TRGV Fisher), com 450 m3 de volume útil, em três diferentes densidades de estocagem: 60.000, 80.000 e 100.000 juvenis por TRGV, durante dois ciclos de produção completos (inverno e verão).
2019 . Aqua-Spark se associa à Fisher Piscicultura
Empresa holandesa, a Aqua-Spark é um fundo de investimento global com a missão de transformar o setor global de aquicultura em um que seja mais saudável, mais sustentável e mais acessível.
Lançado em 2011, o fundo Aqua-Spark investe em empresas de aquicultura em toda a cadeia de valor – abrangendo operações agrícolas, ingredientes alternativos para alimentos, tecnologia de combate a doenças e produtos de aquicultura voltados para o consumidor.
GESTÃO DA EMPRESA
A Fisher tem como missão produzir e comercializar produtos de peixe com elevado padrão de qualidade, de maneira rentável e segura, com responsabilidade social e ambiental, gerando desenvolvimento nos mercados onde atua. A Fisher acredita que o caminho para atingir sua missão é através da profissionalização da gestão da piscicultura e do desenvolvimento tecnológico. Por este motivo a empresa já nasceu de maneira organizada e investindo em inovação.
INICIATIVAS DE INOVAÇÃO
A Fisher atua em pesquisa e desenvolvimento, desde o início de sua constituição, notadamente em:
-
Concepção da UIP – Unidade Integrada de Produção;
-
Desenvolvimento de metodologia para escolha de reservatórios e áreas adequadas para a produção de peixes em tanques rede;
-
TRGV – Tanque Rede de Grande Volume.
São ainda poucos os empreendimentos no Brasil que utilizam TRGV (>100 m3), mas há uma tendência de utilização desse tipo de equipamento, com intuito de aumentar a escala de produção e diminuir os custos de investimento por metro cúbico. Os TRGV importados apresentam dificuldades de adaptação para as necessidades da piscicultura nacional, pois foram desenvolvidos para outras condições de produção.
O projeto básico do TRGV da Fisher foi desenvolvido visando eliminar todas as desvantagens dos tanques de grande volume utilizados no país, bem como incorporar novos recursos, com vistas à redução de mão de obra e melhor controle da atividade arraçoamento, entre outros. Os protótipos dos TRGV da Fisher, em tamanho real, estão em testes operacionais desde AGO2014.
Com essas inovações espera-se que a Fisher, sendo pioneira, possa disponibilizar pescado de qualidade a preços mais competitivos, contribuindo para o desenvolvimento da cadeia produtiva da tilápia de forma responsável.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A política de sustentabilidade da FISHER baseia-se em 3 vertentes principais:
- Aquicultura:
- Produção de peixe de maneira sustentável
- Alternativa à pesca que é atividade extrativista
- UIP – Unidade Integrada de Produção:
- Aproveitamento integral de produção
- Resíduo zero
- Produtores Parceiros:
- Responsabilidade social
- Modelo alinhado à política governamental
- Minimização de riscos